quarta-feira, 2 de junho de 2010

Obra de arte é ponto de vista e sensibilidade (9º Encontro - Trajetórias do Ser)

O artista atual dialoga com as tecnologias, tem blogs, sites, fotologs, spaces, comunidades virtuais. Alguns são virtuais. Alguns só são artistas na virtualidade, como avateres do Second Life, nos Facebooks e Flickrs. Alguns fogem da vida real de artistas e vão ser fazendeiros no Orkt. Há quem muda de atividade artística e vai cantar no Youtube. Há quem negue tudo que a tecnologia possa ser, servir ou representar.
Uns usam da tecnologia para reler sua própria atividade, pesquisar influencias, mandá-la para o espaço, deletar conceitos, aglomerar referências. Uns usam a própria para realizar suas obras. Outros inserem-na nos seus fazeres.
O que chamo de tecnologia aqui, já deves ter percebido, é tudo referente ao se consegue dos computadores domésticos, dos nets aos notebooks, celulares aos smartphones, dos hardwares com os mais desenvolvidos softwares combinados aos simples micros domésticos. 
Não creio que deixem de ser sensíveis por isso, pelo contrário, são sensíveis a isso. Usam isso para sensibilizar e multiplicar a exposição, ampliar platéias, formar espectadores.
Não fossem sensíveis, talvez não fossem artistas. Mais, sensibilizam com isso, abrem vias de sensibilidade em quem os consome. Ativam qualquer centelha de emoção pura.
Porém, mais uma vez, a arte dá passos para ser questionada enquanto função, enquanto essência, enquanto conceito. Rompe diariamente limites, que são, por sua vez, também diariamente dilatados. É possível que nem haja mais o que romper, parece que a arte deixou de ter uma referência coletiva comum de enquadramento, para o tocante ao gueto, o que atinge a um grupo, o que serve a uma comunidade.Será preciso, então encontrar um foco de unidade na pluralidade da arte contemporânea, visto que ela está na dilatação da sensibilidade do receptor, na qualidade do sentimento que proporciona?
Por isso, pode-se dizer, que a industria se apropria cada vez mais dos artistas e suas maneiras diferenciadas de percepção do mundo, para tocar esse ou aquele público consumidor. De roupas a embalagens de alimento, do liquidificador ao automóvel, tudo tem dedo do artista.

Quem expôs o tema de hoje foi o Devison, quem comentou foi o Felippe.
Acho que foi um debate importante sobre o que caracteriza a obra de arte. Não respondeu nada, mas isso é o que faz pensar.
Bem..não houve trabalho na segunda parte do encontro. Aquele momento de atividades práticas, quase sempre com desdobramentos, que estamos chamando em sala de Eu-Mundo. Os rodoviários urbanos estavam em greve e para que todos não ficassem na rua tarde da noite, fomos liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário