ATuadOr do trAjeTO


Sou brasileiro de Belém do Pará. Diretor Executivo do In Bust Teatro com Bonecos, grupo que fundei com parceiros em 1996, e onde trabalho desde sempre, da jardinagem à construção de personagens, da encenação aos deveres contábeis. Estive e estou em todos os espetáculos do grupo, mas, como ator-manipulador, fiz Mini Minuto de Fama, Aftasardendöen, Humanos 1412 em 2141, Fio de Pão – a lenda da Cobra Norato (foto), Ora Noite, ora Dia, O Curupira, O Caçador de Borboletas, Os 12 Trabalhos de Hercules, Pássaro Junino Garça Dourada, Tem Boneco no Cortejo, Sirênios, O Conto que eu vim contar, Naturezas no Asfalto; Elaborei e opero as sonoplastias dos E aí, Macaco? e Sirênios, que dirigi; e em Catolé e Caraminguás, fiz a assistência da direção para Adriana Cruz.

Com o In Bust, apresentando espetáculos, participei de 05 edições do Projeto Centro de Estudos e Praticas do Teatro de Bonecos, em São Paulo (SP), do Festival Brasileiro de Guaramiranga (CE), do Projeto Palco Giratório do SESC Nacional – por 27 cidades de 14 estados brasileiros, do 9º Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul (SC), do Festival SESI Bonecos do Brasil - Região Norte, de duas edições do Festival Territórios de Teatro, da Mostra de Formas Animadas do Festival Paraense de Teatro, em Belém (PA).

Coordenei todas as 07 edições do Projeto Bonecos na Estrada e as 06 da Semana de Bonecos, os Projetos de montagem de Sirênios, Natureza no Asfalto e Catolés e Caraminguás, o projeto Cena Interior, com 10 oficinas, em 05 meses de trabalho, no município de Igarapé-açu, com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará. Estive na elaboração e fiz manipulação de bonecos em todos os episódios do programa infantil Catalendas, com a TV Cultura do Pará. Todos com o In Bust.

Desenvolvi os Projetos de pesquisa Bonecos do Pará - Cortejos Cênicos (donde originou o espetáculo Tem Boneco no Cortejo) e Teatro COM Bonecos: como atua o atuador do grupo In Bust e outras possibilidades (cujo resultado da pesquisa está exposto no http://teatrocombonecos.wordpress.com/), pela Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação do Instituto de Artes do Pará.

Porém, na função de ator, estive entre 1984 e 1998 em Belém, a viagem sonhada e Saturnália com Grupo de teatro do colégio Nazaré; Fábulas fabulosas de Millôr Fernandes na Escola de teatro da U.F.Pa.; Quintino, o outro lado da sacanagem com o Grupo de teatro Cabano; Genet, o palhaço de Deus e Em nome do amor com o Grupo Cena Aberta; Farsas Medievais – que foi ao 2º Festival Internacional de Teatro de Campinas (mostra paralela), em Campinas (SP), The Hall e Os 12 trabalhos de Hércules com o Grupo Usina Contemporânea de Teatro; Relicário com a Cia. Atores Contemporâneos – que foi à 1ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupo São Paulo (SP); e em Memórias de um casarão para o IPHAN, e os vídeos Anani e Carapirá, o drama da fome, numa produção Unipop, Cepepo e Fase e no filme Antônio Carlos Gomes, de Flávia Alfinito.

Como ator-manipulador de bonecos estive em algumas participações no espetáculo Virando ao Inverso e em todo o percurso do À deriva com o Grupo Usina Contemporânea de Teatro, em 1991 e 1992, quando participei do “Bonecos Brasil 92: XVI Festival Internacional da A.B.T.B., Unima Brasil e V Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela”, em Canela (RS); e em O Abraço da Jaghana, em 1994.

Dirigi Romeu e Julieta?, em parceria com David Matos, com a Trupe Serelepe; e fiz assistência de direção para Miguel Santa Brígida em Ad Infinitum com a Cia. Atores Contemporâneos.

Cursei 07 semestres de Psicologia e 2 dos 3 anos do curso técnico de Formação de Ator, ambos na Universidade Federal do Pará.

Atualmente, além da gerência do grupo In Bust e em cena em todos os 05 espetáculos do repertório; Sou um dos administradores da Rede Teatro da Floresta (http://redeteatrodafloresta.ning.com/); membro do Movimento Briga Teatro; Articulador do Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará; membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Pará; membro Suplente do Colegiado Setorial de Teatro junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais; Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.